Entrega do portfólio...

Enfim chegou o dia... 

Apesar de que, pra mim, fazer esse portfólio foi "fácil extremamente fácil", como já diz a canção... 
Não que ele não demande conceitos, um estudo do bairro, correlação entre equipamentos sociais, comunidade e UBS... mas me refiro ao fato de que é sempre muito prazeroso quando estou digitando e registrando minhas vivências nesse blog. Teoricamente, com a entrega do portfólio iniciaríamos uma nova etapa, mas eu preferi dar continuidade até o fim do semestre, fazendo como sempre, meus registos semanais. 

Além da entrega do portfólio, concluímos o MAPA SOCIAL que fico inacabado no encontro anterior e fizemos a apresentação, juntamente com o MURAL INTERATIVO, aos usuários da Unidade Básica de Felipe Camarão. 



Modesta à parte, nosso MAPA SOCIAL ficou lindo!!! 

Na UBS, não foram todos os membros da equipe que falaram, por exemplo, eu não me senti a vontade pra falar, porém André, Tarcísio e Débora representaram muito bem o grupo. A intenção era apresentar os pontos positivos e os pontos negativos encontrados no bairro. Esses dados foram resultados das nossas entrevistas na UBS e dos passeios exploratórios. 
Foi interessante perceber que a maior parte da população só sabe reclamar... 
Pelos problemas encontrados no bairro, como violência, falta de saneamento básico, lixo nas ruas, espaço de lazer deteriorados... tudo eles colocam culpa no prefeito, no governador, do presidente rsrs...  Quando na realidade eles não enxergam neles mesmos os principais agentes desse processo de mudança. Pois, na minha opinião, para que a realidade do bairro mude, eles devem começar a mudar a eles mesmos. E tudo começa pela educação... 
Mas, mesmo com essa falta de percepção deles é importante ouvi-los!!! Saber as principais desejos e aspirações e no que podemos ajuda-los... principalmente se formos pensar em um projeto de intervenção que vise promover uma mudança de conscientização dessas pessoas...



No dia foi bastante produtivo... 
Haaa, senti falta de Magnólia que hoje não pode estar na UBS Felipe Camarão, devido a um trabalho que ela iria realizar com idosos na UBS que ela trabalha. Ela faz muita falta! 
Bom, finalizo por aqui e aguardem cenas dos próximos capítulos... ainda tem novidade vindo por aí!!!

Me despeço!
Abraço. 

Comentários