Construção do 1º Mural Interativo

Olá pessoas!

Hoje fizemos entrevistas com os usuários do bairro de Felipe Camarão na própria unidade de saúde. O meu grupo ficou com o eixo CIDADANIA. As questões referiam-se a como aquelas pessoas observavam a cidadania em seu cotidiano e sobretudo, como ela avaliava os espaços presente no bairro, inclusive a unidade de saúde, para o exercício de cidadania. 

Não me surpreendeu o fato de os entrevistados não saberem definir muito bem o conceito de cidadania, porém muitas respostas foram coerentes e algumas me chamaram bastante atenção. Como por exemplo o que me disse Ruth, 23 anos, agente de saúde da unidade: "Cidadania é praticar os deveres e exercer os direitos. É pensar coletivamente e no bem estar de todos da comunidade". Bem como o da Ingrid, 17 anos, estudante; "Cidadania é participar do cotidiano do seu bairro, do seu estado e do seu país". 
Fiquei a pensar, assim como elas, será que estamos sendo cidadãos??? Ou estamos em nosso bairro, nosso estado e no nosso país sendo apenas sujeitos passivos e reclamando que não temos nossos direitos exercidos??? 
Existe algo em comum no discurso delas! Ser cidadão, exercer a CIDADANIA vai além de ter direitos. Envolve participação, responsabilidades e cumprimentos de deveres.
O quanto estamos contribuindo para que a Cidadania seja, de fato, exercida integralmente? Fica essa reflexão.

Referente aos espaços como escola, centro comunitário, unidade de saúde, praças, etc... a maioria reconhece que é preciso melhorar. 
De fato, o bairro de Felipe Camarão possui muitas complexidades a serem melhoradas, no entanto a participação social é um ponto bastante evidente, pois as pessoas são bastante envolvidas em grupos das diversas atividades: comércio, esporte e lazer, artesanato, música, teatro e dança. Na minha opinião, a maior riqueza do bairro de Felipe Camarão são essas pessoas que no seu dia-a-dia, por meio de pequenas ações promovem um amanhã melhor

Ao fim das entrevistas, todos os grupos construíram um mural interativo...
Ficou bem legal! Deixo com vocês as imagens e me despeço por aqui! 

Até nosso próximo contato.

Construção do Mural Interativo

Mural Interativo











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é dia de passeio...